Quer regular a glicemia? Olha a baba do Quiabo!

Ouvi um eca? Não se preocupe, você consome coisas bem piores, e nem sabe…

Se olhar atentamente, vai ver que além de limpinha, essa baba é muito nutritiva. E mais, ajuda a digestão, protege o estômago de quem tem (ou não) gastrite, regula os níveis de açúcar no sangue¹, possui ação antioxidante, colabora com as funções neuromotoras, combate o câncer, e ainda melhora seus níveis de colesterol e triglicérides. 

Suas mucilagens (fibras solúveis) também são estudadas como alternativas na produção de comprimidos farmacêuticos4, aditivos naturais para produtos alimentícios (molho de tomate, por exemplo), e até no tratamento de águas de rede pública sem a utilização de substâncias tóxicas²,³, sendo uma ótima opção para a saúde ambiental.

Segundo o artigo de revisão publicado no Journal of Functional Foods, em 2021, “(…) o quiabo é uma planta valiosa no tratamento do diabetes por apresentar compostos antioxidantes, fibras e polissacarídeos bioativos” (NAZGOL et al, 2021). Além do mais, seu consumo ajuda a reduzir o colesterol LDL, e por ser rico em vitamina K, possui ação anticoagulante.

Então, podemos comer à vontade?

Nem tanto, porque tem contraindicações comer muito quiabo.

Quiabo todo dia, quiabo pra dar e vender, não pode porque, como muitos vegetais, possui ácido oxálico, que é um antinutriente. 

E deve ser consumido com moderação por pessoas que consomem medicamentos anticoagulantes (varfarina, etc), ou que apresentam riscos diagnosticados para a formação de coágulos. Devido a ser um dos alimentos vegetais mais ricos em vitamina K, a vitamina da coagulação, o ideal é consumir com moderação, para aproveitar também seus inúmeros benefícios nutracêuticos. Não precisa parar de comer, apenas busque moderação com foco nos inúmeros benefícios com o consumo, mesmo em menores quantidades.

COMO PREPARAR QUIABO E AGRADAR A GERAL

Existem centenas de receitas para preparar quiabo, e muitas mais que culminam em ensopados e cozidos que não atraem exatamente suspiros de admiração.
Mas, por outro lado, existem formas de transformar a rejeição a essa fruta (sim, fruta, como o tomate), explorando o que ela tem de melhor. Parente distante do cacau, dos hibiscos, das paineiras e do cupuaçu, o quiabo é uma espécie de primo pobre da família das Malvaceaes, estigmatizado por liberar uma mucilagem, sua baba, que nada mais é que uma fibra solúvel com fortes poderes medicinais. Logo, pense duas vezes antes de eliminar sua baba!

Dica culinária 

Para preparar o quiabo, e reduzir seus teores de oxalato, antinutriente que se liga ao cálcio, e pode levar à formação de pedras nos rins, basta cozinhar suas vagens inteiras por 05 minutos em água fervendo. Não precisa de mais que isso.
 

Depois, é só cortar as pontas, picar e temperar como preferir (com páprica, orégano, manjericão,  azeite e pitada de sal), ou refogado com alho ou cebola, tomate, coentro, salsinha, etc. 

FONTES BIBLIOGRÁFICAS

1. NAZGOL, B.; NIKPAYAM, O.; SAFAEI, E.; SAGHAFI-ASL, M. THE EFFECTS OF OKRA (ABELMOSCHUS ESCULENTUS L.) PRODUCTS ON GLYCEMIC CONTROL AND LIPID PROFILE: A comprehensive systematic review. Amsterdam: Editora Elsevier; Journal of Functional Foods, Vol. 87, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jff.2021.104795. Acesso em 08/06/2022.

2. PEREIRA, T, I. O; MEIRA, L. D. A; SOUSA, M. E. A. USO DA MUCILAGEM DO QUIABO COMO AGENTE FLOCULANTE NO TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO AMAZONAS. XXVIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa; Belo Horizonte, 2019. Acesso em 03/09/2022

3. CHAGAS, G. H.; FARIA, M. L. UTILIZAÇÃO DO POLÍMERO NATURAL DO QUIABO (ABELMOSCHUS ESCULENTOS L. MOENCH) NO TRATAMENTO DE ÁGUA E ABASTECIMENTO HUMANO. Curitiba: Studies in education and sciences, v.3, n.1, p. 137–148, Jan 2022. Disponível em: https://doi.org/10.54019/sesv3n1-009. Acesso em 09/06/20224. BISWAL, B.; KARNA, N.; PATEL, R. OKRA MUCILAGE ACT AS A POTENTIAL BINDER FOR THE PREPARATION OF TABLET FORMULATION. Scholars Research Library; Der Pharmacia Lettre, 6 (3):31-39. 2014. Disponível em inglês:https://www.scholarsresearchlibrary.com/articles/okra-mucilage-act-as-a-potential-binder-for-the-preparation-of-tablet-formulation.pdf. Acesso 03/09/2022

Artigos

AI QUE CALOR!!!

Eles avisaram!! Em 2008, a maior sociedade de geofísica do mundo (União Americana de Geofísica/AGU), atualizou sua posição em relação às mudanças climáticas, com suas

Leia mais »

Torta de Abóbora

Hummm… TORTA DE ABÓBORA! Massa Vegana03 xícaras de farinha de trigo1 /12 xícara de óleo de girassol, de coco ou azeite extravirgemÁgua gelada / SalRecheios1.

Leia mais »

Buscar no site

Use o campo abaixo para pesquisar no site o assunto de seu interesse.​

plugins premium WordPress